Date: octubre 12, 2023
Nos dias 6 e 7 de setembro de 2023, um grupo de 18 jovens líderes Indígenas, Afro-descendentes e de comunidades locais de organizações da Coligação RRI reuniu-se pela primeira vez em Bogotá, na Colômbia.
Os jovens líderes, provenientes de 10 países da América Latina, tinham um objetivo comum: defender as terras ancestrais e os direitos territoriais dos seus povos e comunidades, para a gestão sustentável destes territórios e a proteção dos seus ecossistemas.
Estes líderes também partilham um desejo: reforçar os laços entre si e com outras redes de jovens da região para fortalecer as suas capacidades de liderança e conhecimentos em torno dos processos de direitos territoriais, conservação liderada pela comunidade e adaptação às alterações climáticas.
Após dois dias de diálogo franco, os participantes redigiram um Manifesto que exprime as suas prioridades mútuas em matéria de processos de conservação baseados nos direitos e de gestão sustentável das terras de que fizeram parte nas suas comunidades.
Em última análise, este Manifesto representa o desejo e o compromisso dos jovens representantes em continuar a desenvolver as suas capacidades de liderança e conhecimento para serem agentes activos de mudança na defesa dos territórios ancestrais dos seus povos e do planeta como um todo. O Manifesto também servirá de guia para a coligação global RRI, que está empenhada em incorporar a liderança e a participação dos jovens nas suas actividades regionais e globais no futuro.
https://doi.org/10.53892/ZEXI7414