Fecha: febrero 12, 2024
Em 17 de setembro de 2023, mais de 70 representantes de titulares de direitos e seus aliados se reuniram para o primeiro diálogo global sobre as formas como o financiamento climático pode ou deve apoiar a visão deles para o futuro em um mundo impactado pelas mudanças climáticas. Com o apoio de doadores e filantropos progressistas, foi criado um espaço dedicado aos Povos Indígenas, comunidades locais, Povos Afrodescendentes e mulheres desses grupos para refletirem e compartilharem suas experiências com iniciativas de financiamento climático de mercado e não mercado1 e considerarem os meios pelos quais esses instrumentos podem servir melhor às suas comunidades.
O diálogo buscou ir além das lacunas e dos desafios conhecidos para responder às necessidades críticas desses grupos e iniciar o processo de definição de caminhos que possam apoiar um futuro mais justo, equitativo, inclusivo, sustentável e resiliente ao clima para todos. Para isso, os participantes foram convidados a:
- Compartilhar reflexões e experiências com fontes de financiamento de mercado e não mercado, incluindo projetos, abordagens jurisdicionais e mecanismos de financiamento direto.
- Avaliar a adequação das ferramentas e dos instrumentos existentes para ajudá-los a executar suas prioridades autodeterminadas (e em quais condições).
- Refletir sobre os mecanismos e os caminhos ideais que melhor serviriam aos interesses das populações locais e ao avanço do seus futuros autodeterminados.
A realização deste diálogo foi possível graças à colaboração conjunta das organizações Rights and Resources Initiative (RRI), da Rainforest Foundation US, da Rainforest Foundation Norway e do Forest Peoples Programme. Este documento oferece uma visão geral das observações compartilhadas e dos caminhos emergentes a seguir.
https://doi.org/10.53892/FXQX6880