[PORTUGUÊS] Mulheres empresárias da terra: Contribuições dos empreendimentos coletivos de mulheres Indígenas da Colômbia para sua economia, governança territorial e resiliência climática durante a COVID-19

Autor: Rights and Resources Initiative

Fecha: mayo 9, 2024

Nos últimos anos, o papel fundamental da liderança e do conhecimento ancestral dos Povos Indígenas no desenvolvimento econômico e na sobrevivência de seus povos tem sido cada vez mais reconhecido. Desde 2018, a coalizão Rights and Resources Initiative (RRI) na América Latina tem enfatizado a importância de entender melhor os papéis das mulheres nessas comunidades e como elas contribuem para a governança territorial, o empoderamento das mulheres e o fortalecimento da liderança.

Em 2023, a coalizão RRI realizou o estudo Contribuições dos empreendimentos coletivos de mulheres Indígenas da Colômbia para sua economia, governança territorial e resiliência climática durante a COVID-19, cujos resultados são compartilhados no presente documento. A pesquisa incluiu quatro estudos de caso realizados na Colômbia, que examinam as contribuições dos empreendimentos liderados por mulheres Indígenas para as economias locais, a governança territorial, a gestão sustentável dos recursos naturais e a resiliência às mudanças climáticas e à pandemia da COVID-19.

A consultora do RRI, Angélica María Lesmes, desenvolveu essa pesquisa com as contribuições da Associação de Artesãos e Artesãs do Cauca (Asociación de Artesanas y Artesanos del Cauca, ENREDARTE), da Associação de Artesãos Indígenas Kankuamas (Asociación de Artesanas(os) Indígenas Kankuamas, ASOARKA), a Fundação Associação de Artesãos (Fundación Asociación de Artesanas, KALEME) e a organização Enraizando nossos conhecimentos ancestrais, seguindo as pegadas ancestrais (Enraizando Nuestros Saberes Ancestrales. Tras las huellas ancestrales, ENRAIZANDO).


https://doi.org/10.53892/EPIX4764
  • Hallazgos Principales