Fecha: mayo 9, 2024
Nos últimos anos, o papel fundamental da liderança e do conhecimento ancestral dos Povos Indígenas no desenvolvimento econômico e na sobrevivência de seus povos tem sido cada vez mais reconhecido. Desde 2018, a coalizão Rights and Resources Initiative (RRI) na América Latina tem enfatizado a importância de compreender melhor os papéis das mulheres nessas comunidades e como elas contribuem para a governança territorial, o empoderamento das mulheres e o fortalecimento da liderança.
Em 2023, a coalizão RRI realizou o estudo Contribuição dos empreendimentos de mulheres Indígenas do Peru para sua economia, governança territorial, resiliência à mudança climática e à COVID-19, cujos resultados são compartilhados no presente documento. A pesquisa incluiu quatro estudos de caso realizados no Peru, que examinam as contribuições dos empreendimentos liderados por mulheres Indígenas para as economias locais, a governança territorial, a gestão sustentável dos recursos naturais e a resiliência às mudanças climáticas e à pandemia da COVID-19.
As consultoras do RRI, Zoila Aurora Cruz Burga e María de los Ángeles La Torre Cuadros, desenvolveram essa pesquisa com contribuições da Associação Feminina de Café e Quinoa (Asociación Femenina de Café y Quinua, AFCQ), Bosque de Nuwas Awajún (Bosque de las Nuwas), Associação de Artesanas Maroti Shobo (Asociación de Artesanas Maroti Shobo, AMS) e Associação de Mulheres Empresárias Ashaninkas Iroperanto Koya (Asociación de Mujeres Empresarias Ashaninkas Iroperanto Koya, AMEAIK). Este resumo executivo apresenta uma visão geral detalhada dessas empresas lideradas por mulheres Indígenas e suas funções em suas respectivas comunidades.
https://doi.org/10.53892/ETXG7096