Em resposta à escassez de dados sobre financiamento para mulheres e à necessidade de apoiar a defesa internacional que promove o financiamento direto para grupos e organizações de mulheres Indígenas, Afrodescendentes e de comunidades locais, a Rights and Resources Initiative lançou um esforço de pesquisa de baixo para cima para estabelecer uma linha de base para medir os níveis de financiamento que chegam às mulheres nas comunidades e avaliar até que ponto os subsídios e os mecanismos de financiamento existentes são considerados adequados à finalidade.

Esta pesquisa inclui quatro casos de empreendimentos liderados por mulheres Indígenas de diferentes regiões do Peru e busca analisar as contribuições dos empreendimentos liderados por mulheres Indígenas para as economias locais, a governança territorial, a gestão sustentável dos recursos naturais e a resiliência às mudanças climáticas e à pandemia da COVID-19.

Este documento inclui os resultados do estudo Contribuições dos empreendimentos coletivos de mulheres Indígenas da Colômbia para sua economia, governança territorial e resiliência climática durante a COVID-19, que reúne quatro estudos de caso de empreendedorismo liderados por mulheres Indígenas de diferentes regiões da Colômbia.

En esta investigación se realizó el análisis de cuatro estudios de casos de emprendimientos de mujeres de Pueblos Indígenas del Perú y sus contribuciones a las economías locales, la gobernanza territorial, la gestión sostenible de los recursos naturales y la resiliencia al cambio climático durante el COVID-19.

Este documento incluye los resultados del estudio Contribuciones de los emprendimientos de las mujeres Indígenas de Colombia a su economía, gobernanza territorial y resiliencia climática durante COVID-19 que agrupa cuatro casos de estudio de emprendimientos liderados por mujeres de diferentes Pueblos Indígenas de Colombia.

[PORTUGUÊS] Relatório do Workshop: Promoção dos direitos comunitários na conservação baseada em áreas
[PORTUGUÊS] Relatório do Workshop: Promoção dos direitos comunitários na conservação baseada em áreas

O tema da Semana do Clima deste ano, "We Can. We Will", focado na necessidade urgente de ação, serviu de pano de fundo para que 25 líderes de Povos Indígenas, ONGs, Sociedade Civil e doadores discutissem o que podem fazer para garantir que os direitos e as prioridades das comunidades estejam no centro dos esforços globais de conservação baseados em áreas. Este relatório reúne os aspectos mais importantes desse diálogo.

Las mujeres indígenas en América Latina constituyen no solo un grupo significativo de población, sino que desempeñan un papel fundamental en la seguridad alimentaria, la erradicación del hambre, la preservación de la biodiversidad y la gobernanza de los territorios ancestrales. A pesar de esto, la invisibilidad de las mujeres indígenas en las políticas públicas y los programas de acceso a la tierra y los recursos naturales sigue siendo una de las barreras para alcanzar la equidad de género y la justica social.